CMMI (Capability Maturity Model Integration)



O que é CMMI?


O “Capability Maturity Model® Integration” (CMMI) é uma abordagem de melhoria de processos que fornece às organizações elementos essenciais de processos eficazes. Pode ser usado para guiar a melhoria de processo em um projeto, divisão ou em uma organização inteira.
O modelo visa ajudar organizações envolvidas com o desenvolvimento de produtos, prestação de serviços e aquisição a melhorar a capacidade de seus processos, por meio de um caminho evolucionário que considera desde processos com resultados imprevisíveis e até mesmo caóticos para processos disciplinados e definidos, com resultados previsíveis e com possibilidade de melhoria contínua.
O CMMI organiza as práticas que já foram provadas como sendo efetivas, em uma estrutura que ajuda a organização a estabelecer metas e prioridades para melhoria e fornece um guia na implementação destas melhorias.



Para se conseguir o que este modelo propõe, a organização interessada na implantação do CMMI deverá evoluir progressivamente, considerando para isto uma sucessão de diferentes de níveis. Cada nível indica, por sua vez, o grau de maturidade dos processos num determinado instante:
  • Nível 1 - Inicial: os processos normalmente estão envoltos num caos decorrente da não-obediência ou ainda, inexistência de padrões;
  • Nível 2 - Gerenciado: os projetos têm seus requisitos gerenciados neste ponto. Além disso, há o planejamento, a medição e o controle dos diferentes processos;
  • Nível 3 - Definido: os processos já estão claramente definidos e são compreendidos dentro da organização. Os procedimentos se encontram padronizados, além de ser preciso prever sua aplicação em diferentes projetos;
  • Nível 4 - Quantitativamente Gerenciado: ocorre o aumento da previsibilidade do desempenho de diferentes processos, uma vez que os mesmos já são controlados quantitativamente;
  • Nível 5 - Otimização: existe uma melhoria contínua dos processos.

É importante frisar que o CMMI é para medias e grandes empresas que querem conquistar um mercado interno e externo.

Para micros e pequenas empresas a melhor forma de chegar numa qualidade de software desejada que nem a do CMMI é procurar pela certificação MPS. BR. O MPS. BR é uma metodologia igual a do CMMI só que em versão brasileira. Essa certificação ajuda micros e pequenas empresas a obterem reconhecimento que antes era  impossível por causa do alto custo da certificação do CMMI


Referências:
  http://www.isdbrasil.com.br/artigos/como-comprovar-a-autenticidade-de-uma-certificacao-cmmi.php
   https://www.devmedia.com.br/cmmi-uma-visao-geral/25425
   http://fabrica.ms.senac.br/2013/06/o-que-e-cmmi/






Comentários

  1. Acho que resistência é o fator que mais pesa na adoção, às vezes precisando mudar toda a cultura da organização pra isso, é ainda mais difícil pra quem tá no nível operacional se adequar, muitos gestores vêem como um processo muito trabalhoso que não vale a pena o retorno.

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  2. Como o colega citou acima sobre a questão da resistência ser um fator a pesar na decisão do nível estratégico, porém vale ressaltar que é necessário haver um mudança na cultura organizacional e que tanto o nível estratégico como operacional devam estar alinhados com os objetivos da organização, sem isso tanto a qualidade nos seus processos como nos seus produtos podem prejudicar a reputação da empresa.

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  3. A INFOX, empresa de desenvolvimento de sistemas web daqui de Aracaju, já possuiu uma certificação de nível 2 do CMMI e agora está em busca de uma certificação de Nível F no MPS.br.

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