Voluntários e PDUs - PMI

Por que ser voluntário?


O Programa de Voluntariado é um importante mecanismo de interação entre profissionais que buscam conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Tem como foco principal desenvolver profissionais para obter excelência em liderança baseada na cultura de aprendizado, cooperação, respeito, comprometimento e ética. Além disto, a participação no Programa permite ao voluntário uma visibilidade profissional, acúmulo de experiência, bem como contato direto com vários colegas da comunidade local de gerenciamento de projetos.

Com o voluntariado você pode adquirir PDUs. Se você possui uma certificação do PMI, suas atividades como voluntário podem render Unidades de Desenvolvimento Profissional para ajudá-lo manter a sua certificação.


Vídeo Oficial - PMI Voluntários



Um pouco sobre PDUs


PDU significa Unidade de Desenvolvimento Profissional (Professional Development Unit). Muitas das certificações do PMI requerem que você acumule estas Unidades de Desenvolvimento Profissional para manter ativa a sua certificação.



Um PDU equivale à uma hora de contato.


As principais categorias de PDUs estão abaixo, porém, algumas possuem sub-categorias

Categoria A 
Atividades que são oferecidas pelos R.E.P.sou pelos capítulos e comunidades do PMI. 

Categoria B Educação continuada (aulas)

Categoria C

Auto estudo

Categoria D
Criação de novo conhecimento em gerenciamento de projetos

Categoria E
Serviço voluntario

Categoria F
Trabalho como profissional de gerenciamento de projetos



Como ser voluntário?


Para ser voluntário não é necessário que você seja filiado ao PMI. Basta procurar pelo Capitulo mais próximo a você. No website de cada capítulo estarão disponíveis as informações necessárias para participação voluntária em alguns dos projetos beneficentes em que o instituto está envolvido.


"É uma prática do PMI não selecionar/indicar para os cargos de Liderança Voluntária do PMI pessoas que já estão exercendo algum papel de liderança no Instituto ou nas Comunidades. Isso é feito para demonstrar o nível de compromisso necessário para tais cargos de liderança voluntária e o desejo de encorajar a participação como líderes voluntários pelo maior número de indivíduos possível. O PMI pode abrir uma exceção a esta prática, por escrito, nos casos em que o fato de um voluntário ter a permissão para dupla titularidade de cargos de liderança decorra das necessidades e sirva aos interesses do PMI. Esta limitação não se aplica às equipes de desenvolvimento de conteúdo ocupando cargos que não os de liderança."


No Brasil são 15 Capítulos, conforme o mapa abaixo:










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CMMI (Capability Maturity Model Integration)